Seja Bem-vindo



Este blog é parte integrante do grupo de trabalho Escola D'avila, formado por Bruno Ortiz, Telma Almeida e Vander Duarte. Nosso email para contato é hqescoladavila@hotmail.com.







terça-feira, 27 de março de 2012

Menção honrosa para “O 13 de Maio de quem sente” no XX Salão Internacional de Desenho para a Imprensa.

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=35



Cultura divulga vencedores do XX Salão Internacional de Desenho para a Imprensa

O Salão Internacional de Desenho para Imprensa divulga os vencedores da Vigésima Edição que está aberta a visitação até o dia 6 de maio, na Galeria dos Arcos, no andar térreo da Usina do Gasômetro. A mostra pode ser visitada de terças a domingos, da 9h às 21h. O Salão visa estimular e divulgar, de forma abrangente, a expressão gráfica aplicada à imprensa.

Segue a lista dos premiados e as menções honrosas:

1 - Premiados

Na categoria “Caricatura” o artista premiado foi Diogo D’auriol Almeida com o trabalho intitulado “O Rei Roberto Carlos”

Na categoria “Cartum” o artista premiado foi Raimundo Waldez da C. Duarte com o trabalho intitulado “Fome”

Na categoria “Charge” o artista premiado foi Renato Machado Gonçalves com o trabalho intitulado “Crise”.

Na categoria “História em quadrinhos” o artista premiado foi Rafael Bittencourt Corrêa com o trabalho intitulado “Fúria”.

Na categoria “Ilustração Editorial” o artista premiado foi Mauricio Negro Silveira com o trabalho intitulado “Polifonia”.

2 - As menções honrosas foram para os trabalhos:

Na categoria “Caricatura” o artista escolhido foi Franklin da Silva Mendes com o trabalho intitulado “Goya”.

Na categoria “Cartum” o artista escolhido foi Rafael Bittencourt Corrêa com o trabalho intitulado “Nu artístico”.

Na categoria “História em quadrinhos” o artista escolhido foi Bruno Ortiz Monllor com o trabalho intitulado “O 13 de Maio de quem sente”.

Na categoria “Charge” o artista escolhido foi Alberto Teixeira Meneses com o trabalho intitulado “Naufrágio”.

Na categoria “Ilustração Editorial” o artista escolhido foi Fernando de Castro Lopes com o trabalho intitulado “Sigilo ou Vergonha”.

Ao longo desas 20 edições o Salão se consolidou como um dos principais meios de promoção da produção gráfica brasileira. Já passaram pelo Salão artistas como: Santiago, Paulo Caruso, Moa, Guazelli e Edgar Vasques, além de contar com a participação de artistas gráficos de vários países como China, Turquia, Alemanha, Ucrânia, Estados Unidos, entre outros. Na Galeria do 4º andar, estará em exposição cartazes das demais edições.



quarta-feira, 21 de março de 2012

Hq D'Avila entre os selecionados do XX Salão Internacional de Desenho para a Imprensa.

Representado por Bruno Ortiz Monllor, o grupo de trabalho Escola D'Avila está com a História em Quadrinhos "O 13 de maio de quem sente" entre os trabalhos selecionados no  XX Salão Internacional de Desenho para a Imprensa.



http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=35
Cultura divulga selecionados do XX Salão Internacional de Desenho para a Imprensa


O Salão Internacional de Desenho para Imprensa abre dia 23, às 19h, na Galeria dos Arcos, no andar térreo da Usina do Gasômetro. As obras ficam expostas até o dia 6 de maio. A mostra pode ser visitada de terças a domingos, da 9h às 21h. O Salão visa estimular e divulgar, de forma abrangente, a expressão gráfica aplicada à imprensa, além de atribuir premiações a cada uma das categorias: Cartum, Charge, HQ, Caricatura e Ilustração Editorial.

Ao longo desas 20 edições o Salão se consolidou como um dos principais meios de promoção da produção gráfica brasileira. Já passaram pelo Salão artistas como: Santiago, Paulo Caruso, Moa, Guazelli e Edgar Vasques, além de contar com a participação de artistas gráficos de vários países como China, Turquia, Alemanha, Ucrânia, Estados Unidos, entre outros. Na Galeria do 4º andar, estará em exposição cartazes das demais edições.

Confira aqui os selecionados no XX Salão Internacional de Desenho para Imprensa.

Mostra paralela - O Salão faz parte da programação da semana de Porto Alegre e tem uma média de visitação de 50 mil pessoas por edição. Este ano foi firmada uma parceria com a Aliança Francesa que possibilitou trazer uma mostra da nova geração de ilustradores franceses, a Exposição de Quadrinhos de Ficção Científica. A mostra estará na Galeria Iberê Camargo, andar térreo da Usina e o horário de visitação é das 14h às 19h, de terça a domingo.

A Exposição “Eles sonham o mundo...” tem como tema a imaginação para descrever os mundos maravilhosos ou pesadelos que se estenderam para além da fronteira temporal. A mostra é realizada pelo Instituto Francês e o Ministério das Relações Exteriores da França apresentado em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre e a Secretaria Municipal de Cultura e integra o XX Salão Internacional de Desenho para a Imprensa.



sábado, 4 de fevereiro de 2012

3 mil famílias de quilombolas no RS


Correio do povo - PORTO ALEGRE, SÁBADO, 4 DE FEVEREIRO DE 2012

Comunidade quilombola da Família Silva, localizada no bairro nobre de Três Figueiras, em Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> PAULO NUNES
Comunidade quilombola da Família Silva, localizada no bairro nobre de Três Figueiras, em Porto Alegre
Crédito: PAULO NUNES
Enquanto tentam vencer o preconceito e superar as barreiras da desigualdade, pelo menos 3,807 mil famílias vivem como quilombolas no Estado. Conforme dados da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, no Estado há 174 territórios de descendentes de escravos.

A realidade dessas comunidades, porém, está longe de ser digna. Segundo o advogado da Frente Nacional dos Quilombolas, Onir Araújo, a maioria dos negros vive à margem da sociedade e sem respaldo governamental necessário. "Há quem pense que lutamos apenas por um pedaço de terra, mas é bem mais que isso, queremos dignidade, valorização da nossa identidade" diz.

Araújo relata que a sociedade tem um dívida histórica com a população afrodescendente, mas a falta de políticas públicas efetivas ainda deixa os negros no esquecimento. "A ausência de saneamento, auxílio na agricultura, suporte na estrutura é perceptível para quem quiser ver", resume o advogado, enquanto destaca que são poucos os descendentes de alforriados que conseguem se sobressair socialmente.

Apenas três áreas detêm o título de propriedade das fazendas onde os antepassados trabalharam: Casca (Mostardas), Família Silva (Porto Alegre), e Chácara das Rosas (Canoas), mas, segundo Sandra Maciel, coordenadora estadual das Políticas de Igualdade Racial ainda há muito para ser feito. "Realizamos ações nas comunidades, mutirões de atendimentos, auxílio rural. A partir de março, com o governo federal, implantaremos o Brasil Quilombola no Estado", diz Sandra. O programa dará acesso aos serviços sociais.